Leituras

Cemitério de Pianos

Demorei demais para ler um livro do José Luís Peixoto, e não precisaria ler mais para dizer que este Zé é dos melhores escritores da sua geração, da atualidade e de toda a língua portuguesa.

Cemitério de Pianos parte de uma história real, a de Francisco Lázaro, maratonista português que desfalece em Estocolmo depois de untar o corpo com sebo, e magica todo um intrincado e recursivo enredo familiar à sua volta, todo ele a saltar constantemente entre a leveza da vida e o peso da morte (ou a leveza da morte e o peso da vida). Confudem-se narradores, tempos e histórias, mostrando que no fim de contas, tudo se mistura ou se repete.

A originalidade da história é complementada com a originalidade do estilo da escrita do artista, que é arcaica sendo moderna, cheia de jogos de linguagem que tanto nos deixam desorientados quanto nos desarmam, culminando numa prosa comovente, de tão bela.

Fica pra ler mais.

Standard
Sonoridades

Rockabye Baby

Um bom pai deve tentar incutir algum gosto musical na sua filha.

Já tinha ouvido falar da coleção Rockabye Baby há algum tempo, mas só agora, por motivos óbvios, é que prestei a devida atenção ao assunto.

Ficam aqui, até agora, algumas das minhas preferidas. Filha, já ouviste Guns’n’roses e aparentemente gostaste!

Guns’N’Roses – Sweet Child O Mine

 

Metallica – Nothing Else Matters

 

Kanye West – Stronger (o estilo do urso da capa deste arrebenta)

Queen – Bohemian Raphsody

Red Hot Chili Peppers – Under the Bridge

Led Zeppellin – Stairway to Heaven

Standard
Uncategorized

Recado Para Alguém no Futuro #4

Ontem ouvimos o teu coraçãozinho a bombar, mais uma vez, na consulta da Dra. Emília. É sempre lindo.

Andas a conquistar o teu espaço: a barriga da tua mãe cresceu 7cm desde a última vez. Já senti mais que uma vez os teus primeiros pontapés, mas tipicamente páras quando meto a mão. Peço-te que em vez de parares, ainda dês com mais força, pode ser?

O teu país cada vez merece menos a tua vinda, mas por enquanto permanecemos teimosos, e és tu o nosso alento.

Não vejo a hora de chegar a próxima segunda-feira, para poder dizer o teu nome no próximo recado..

Standard
Leituras

Aprendendo

Na semana passada obtive o ccp (antigo cap), no centro de formação Nova Etapa. No geral o curso foi bastante positivo, sendo de destacar o talento e a dedicação do excelente formador Nuno Silva, e as diversas dicas que foi dando nas entrelinhas. Deixo aqui um excelente texto de Agostinho da Silva com que ele nos brindou, na despedida:

Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus.

Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura. já o pensamento lhe pertence.

São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.”

Fica pra pensar.

Standard