Y.

Eu sou filho de Deus e da outra.

Autor: Y.

  • Andar de avião com crianças

    kids flying airplane

    É uma questão que me colocam e que vejo falada na Internet com bastante frequência: como é andar com um bebé, de avião? Mesmo que não perguntassem, basta ver a cara de pânico com que os passageiros à nossa volta olham para nós quando chegamos com a Carolina para perceber que é um assunto delicado.

    Tenho alguma autoridade para falar sobre isso, pois já voei com crianças de 3, 4, 5 até 17 meses, em voos de meia, 2, 3, 4 e 10 horas. Obviamente essas “crianças” são sempre a mesma, mas em diferentes etapas de desenvolvimento, o que faz toda a diferença.

    A primeira nota que faço é que tudo o que vou escrever aqui é para o nosso exemplo em particular e, como em tudo o que diga respeito a crianças, cada caso é um caso e aquilo que eu vou dizer pode não servir para nada com outras crianças. Mas creio que já ajuda ter uma base de comparação.

    O meu primeiro conselho é: nada temam. Não há qualquer contra-indicação médica que impeça uma criança de voar, e qualquer doença que lhe aflija em viagem será, na maior parte dos casos, de fácil resolução em qualquer parte. É sempre bom estarmos munidos de termómetro, paracetamol, etc, mas esses itens existem em todo o mundo.

    Segundo conselho: aproveitem. Na maior parte das companhias aéreas os descontos “a sério” para crianças só acontecem até aos dois anos de idade,  a partir daí pagam tanto ou quase tanto como um adulto. Não é preciso ser muito bom em matemática para ver que o preço de tirar férias no estrangeiro dispara drasticamente.

    Daquilo que é a minha experiência, quanto mais a criança cresce nesta fase, mais complicado se torna viajar. Com dois a quatro meses sente-se bastante confortável no colo, e a coisa dá-se com relativa facilidade. Quando começa a crescer, gatinhar, andar, tornar-se mais ativa e mais curiosa com o que lhe rodeia, é mais difícil mantê-la sossegada durante horas.

    Nesse sentido, aquilo que melhor funciona connosco é… tentar que ela durma. Sempre que possível, tentamos conjugar os voos com horários que sejam compatíveis com a hora da soneca dela, ou então o mais cedo possível; quando ela acorda mais cedo que o costume, o balanço do avião funciona como um soporífero que é tiro e queda. Em voos de longo curso, os voos overnight são a aposta. Se até nós nos cansamos rapidamente de estar encurralados tantas horas num avião, imaginem uma criança. Durmam!

    Quando não há forma de conjugar os horários ou de conseguir que ela adormeça, há que fazê-la sentir-se o mais à vontade possível. Levar roupa confortável e que dê para adequar facilmente a qualquer temperatura (os ar-condicionados variam), levar alguns brinquedos do seu interesse para mantê-la distraída (os menos barulhentos possíveis para não incomodar os passageiros em pânico) e, claro, ir munido de mantimentos para mantê-la alimentada e hidratada (que também funciona como distração).

    Relativamente a essa parte da alimentação/hidratação e às normas de segurança vigentes nos aeroportos atualmente: comida sólida passa à vontade pela segurança, os líquidos… varia. Tipicamente um passageiro só pode levar líquidos em embalagens de até 100ml na sua bagagem de mão, mas viajando com crianças há tolerância para isto. Essa tolerância pode é ser mais ou menos estrita consoante o aeroporto em que estejamos. Há aeroportos em que os seguranças vêem a criança e deixam passar à vontade, há outros em que levam os líquidos da criança para uma máquina especial à parte, outros ainda em que obrigam os pais a provar os líquidos para demonstrar que não pretendem matar ninguém com eles…

    O que fazíamos quando a Carolina era mais pequena e bebia leite em pó era levar um termo vazio, e pedir nos restaurantes da zona de embarque para encher com água fervida; chegando ao avião e à hora da fome era só misturar. Poupava-nos tempo e paciência, e evitava também termos que pedi-lo no avião, às hospedeiras, pois beber água no avião não é recomendável (a não ser que venha duma garrafa selada, claro).

    Se tudo isto falhar, e a criança fizer uma birra do tamanho do mundo durante o voo (o que também já aconteceu por estes lados), é manter a calma, respirar, apelar à criatividade, e esperar. O voo não dura para sempre, e a viagem há-de ter sempre momentos bem melhores para relevar esses percalços.

    Fly safe.

    photo credit: dolanh via photopin cc

  • Copa do Mundo – Meias Finais

    O contrato que assinei para comentar sucintamente os jogos me obriga a entregar um post por cada ronda, mas vou dizer nada para não manchar essa Copa das Copas maravilhosa com esses dois jogos de merda. Venha a final.

  • Portuguese only

    Provavelmente quase ninguém deve ter reparado ou já não se lembrava, mas este blog estava (meio que) disponível em Inglês também. Não mais.

    Eu usava o plugin QTranslate para isso. A nossa relação foi boa enquanto durou, mas mantê-lo funcional com as frequentes atualizações do WordPress é uma chatice.

    Como parece que a melhor alternativa (WPML) é paga e por preguiça eu também não traduzia tantos posts quanto isso, adeus multi-língua.

    Oportunamente, existe um plugin para remover o plugin Qtranslate. Obviamente que ele pode ser removido pela via normal, mas o problema é que se for uma remoção assim a “seco”, todos os posts que tiverem traduções ficam com as duas línguas misturadas.

    De qualquer das formas, não existe língua mais bonita que a portuguesa, mesmo.

     

  • Copa do Mundo – Quartos de Final

    França – Alemanha (0-1)
    Esses negros maravilhosos que saem nos quartos.

    Brasil – Colômbia (2-1)
    Afinal o bagulho é VIOLENTO!

    Zuniga-NEYMAR

    Argentina – Bélgica (1-0)
    O Messi não vomitou.

    Holanda – Costa Rica (0-0 / 4-3)
    Costa Rica saindo invicta.

  • Copa do Mundo – Oitavos de Final

    Para alegria dos viciados, 5 dos 8 jogos foram além do tempo, e 2 deles seguiram para as penalidades. Copa das Copas. Que dia horrível sem ela.

    Brazil – Chile (1-1 / 3-2 pen)
    Avé Júlio César.

    julio-cesar-chile

    Colômbia – Uruguai (2-0)
    O bagulho é de alta classe.

    James Rodriguez

    Holanda – México (2-1)
    Robben Cliff Diving.

    Mergulho Robben

    Costa Rica – Grécia (1-1 / 5-3 pen)
    Aqui não é Sparta.

    França – Nigéria (2-0)
    O F de UFC é de França.

    matuidi-nigeria

    Alemanha – Argélia (0-0 / 2-1 prolongamento)
    Favorito eliminado.

    Argentina – Suiça (0-0 / 1-0 prolongamento)
    O Messi não vomitou.

    Bélgica – EUA (0-0 / 2-1 prolongamento)
    Who the fuck is Ochoa?

    tim-howard

  • Copa do Mundo – Destaques da Fase de Grupos

    Um time de Inglorious Basterds em 4-4-2 clássico capaz de derrubar qualquer seleção europeia:

    GK – ‘No Pasa Nada’ Ochoa
    Sem clube desde que terminou o contrato com o Ajaccio, está em negociações com Barack Obama para vigiar a fronteira de Tijuana.

    LD – Serge Aurier
    Merecia ter tido Drogba e os Touré jogando mais bola do seu lado.

    DC – Diego Godín
    Metendo a porrada geral, dando uma de Aldo Raine e aplicando um belo dum Arriverdeci à Itália.

    DC – Rafa Marquez
    El Kaiser, capitão do México desde que os Espanhóis derrotaram os Aztecas, sempre decisivo.

    LE – Pablo ‘Armeration’
    Só pela ousadia e alegria da sua dança já merecia estar aqui, mas tem também jogado e até marcado gols

    MD – Joel Campbell
    Diamante escondido de Arsene Wenger na Grécia, mostrando mais velocidade, técnica e cor na ala que Ronaldo, Messi e Robben juntos.

    MC – Shaqiri
    Nem deu pela falta de comparência do maridão Piqué, deitando e rolando e levando a Suiça aos oitavos de final.

    MC – Pablo Herrera
    Que continue jogando esse bolão todo na seleção e sumido no Futebol Corrupção do Porto.

    ME – James Rodriguez
    Fazendo o maior estrago embalado pelo ritmo do Armeration.

    PL- Islam Slimani
    Nem Vladimir Putin quer encarar o melhor jogador do Magrebe de frente.

    PL – Neymar
    Palavras para quê.

  • Copa do Mundo – Terceira Rodada

    Fechando a fase de grupos da Copa, ficam aqui os resumos dos últimos jogos de cada grupo. Venham os oitavos da Copa das Copas!

    As maiores surpresas até agora foram o Messi ainda não ter vomitado, o Suarez ter demorado tanto para dar uma dentada em alguém, e ainda haverem tantas equipes europeias nos oitavos. Os destaques vão num post a seguir.

    Austrália – Espanha (0-3)

    Adios.

    Holanda – Chile (2-0)

    Van Gaal, o pika das galáxias.

    Camarões – Brasil (1-4)

    Deusmar.

    Croácia – México (1-3)

    Me agarra que estoy loco!

    mexico-coach

    Costa Rica – Inglaterra (0-0)

    Aí Engerland, leva esse pontinho para a viagem e vai com Deus.

    Itália – Uruguai (0-1)

    Chega de brincadeira, Suarez mordeu!!!

    suarez_dog

    Grécia – Costa do Marfim (2-1)

    Um português nos oitavos.

    Japão – Colômbia (1-4)

    O bagulho é do mais puro mesmo!!!!

    comemoracao-colombia-get

    Nigéria – Argentina (2-3)

    O Messi não vomitou.

    Bósnia – Irão (3-1)

    Agora é tarde.

    Honduras-Suiça (0-3)

    Shaquiri, shaquiri, shaquiri!

    Equador – França (0-0)

    O japonês né…

    10513446_327734884018034_8251856318439015219_n

    EUA – Alemanha (0-1) Rebentaram as águas.

    joaquinlow_eua_germany

    Portugal – Gana (2-1)

    Aí Cristiano, leva esse golzinho para a viagem e vai com Deus.

    Argélia – Rússia (1-1) Calma que o SLIMANI tá aqui porra!!!!

    slimani1

    Coréia do Sul – Bélgica (0-1)

    Zero mais um.

  • 17 Meses

    IMG_20140621_121743

    Dizia eu que ela vinha dando saltos de evolução não era? Esqueçam. A evolução já não salta, voa. Nós piscamos os olhos e ela já cresceu mais um pouco. Olhamos para o lado e ela já traz outra novidade.

    O carrinho de passeio já está encostado à box. Quer é andar e correr. Quer simular que conduz (carrinhos de supermercado, os pais) fazendo vrummmmm, buzinando.

    Percebe tudo o que lhe dizemos, às vezes mais do que estamos à espera. Tentamos sempre falar com ela e explicar as coisas de igual para igual, e acho que isso é importante. Fica muito feliz de fazer as “tarefas” que lhe pedimos. Agora por exemplo durante a Copa vai me buscar cervejas ao frigorífico, vai comprar cigarros e traz o troco em pastilhas…. calma calma, brincadeira!

    Falando em brincadeiras, é cada vez mais criativa nas suas, misturando brinquedos e objetos, incitando-nos a entrarmos também… “mamã, dadá, bebé, bó (embora)”! Vê a máquina, quer me cortar o cabelo, vê o estojo de maquilhagem quer me maquilhar… adoro!

    Pela primeira vez na vida tomou um antibiótico. Até agora nós (e a pediatra, claro) temos insistido em que crie as próprias defesas, mas teve uma constipação que evoluiu para uma otite que demorou um bocado mais a passar e teve que ser. Felizmente acabou por não ser nada de especial.

    Ainda não lhe fizemos teste de visão mas acho que ela vê bem até demais; se passa uma criança com um boné ou um artigo qualquer da Minnie o grito MIMI sai instantâneo. A Mimi e a Dotô (Doutora Brinquedos) são os motivos mais frequentes de birras. Não que ela não as fizesse antes, mas agora são muito mais concretas: ontem não queria ir passear se não fosse com o pijama da Dotô. Fases.

    Tudo passa quando vem correndo disparada para nos dar um abraço e um beijo. Por pior que tenha sido o dia, se a oiço gritando “Dadá!” e fazendo esse movimento mágico, tudo muda.

    She’s like a rainbow.

     

     

  • Copa do Mundo – Segunda Rodada

    Brasil – México (0-0)
    Bota o Japonês de volta, porra!

    Austrália – Holanda (2-3)
    Austrália não é Espanha não.

    Espanha – Chile (0-2)
    Adios.

    adios spana

    Camarões – Croácia (0-4)
    Carriço não gostou disso:

    rakitic

    Colômbia – Costa do Marfim (2-1)
    O bagulho é do bom mesmo!!!

    colombia-ivory-coast

    Uruguai – Inglaterra (2-1)
    O Suarez não mordeu ninguém, beijou.

    Japão – Grécia (0-0)
    Zero.

    Itália – Costa Rica (0-1)
    Gallo Pinto não é doping!

    Suiça – França (2-5)
    Menos de 3 é derrota em Salvador.

    Honduras – Equador (1-2)
    Benzema é o caralho, meu nome é Enner Valencia porra!!!

    Argentina – Irão (1-0)
    O Messi não vomitou.

    Alemanha – Gana (2-2)
    Pode parar por aí, Klose.

    ronaldo-klose

    Nigéria – Bósnia (1-0)
    Era para anular gol do Klose, não do Dzeko porra!

    Bélgica – Rússia (1-0)
    Zero mais um.

    Coréia do Sul – Argélia (2-2)
    Não disse que era para botar o Slimani!!

    EUA – Portugal (2-2)

    À espera de um milagre.