Cinemadas

Canais do Tube #2 – Troma Movies

yetigaylovestory

A Troma é uma produtora de filmes séries B que anda aí desde 1974, quando Lloyd Kaufman e Michael Hertz concretizaram o seu sonho de criar uma produtora independente e com liberdade total para espalhar sangue e entranhas pelos ecrãs de espectadores incautos.

Mais que isso, o objetivo da Troma nunca foi simplesmente o do lucro fácil, mas sim deixar verdadeiramente uma marca no seu género.

Provando que é diferente, há cerca de dois anos a Troma começou a disponibilizar de forma integral e gratuita no seu canal oficial do Youtube centenas de filme do seu espólio, para gáudio dos fãs.

Não tenho tempo (nem tanta devoção) para ver a maior parte deles, mas só de ler alguns títulos que aparecem na sua atividade já fico deliciado com a criatividade bizarra:

YETI: A Gay love story

Farts of Darkness

Buttcrack!

Surf Nazis Must Die

A Nymphoid Barbarian In Dinosaur Hell

Sempre que se sentirem em baixo, vão ao canal da Troma e escolham um filme aleatoriamente. De nada.

 

 

Standard
Paternidade

18 Meses

10534621_806923106008621_6288002442051600700_n

Eu pondero sempre se é agora que vou deixar de escrever sobre a evolução dela mensalmente e passar a fazer uma coisa mais espaçada, mas ela não pára de evoluir e me fornecer material para deixar registado. Além disso, 18 meses são ano e meio, é mês de consulta e tudo, merece!

Cada vez temos que lhe explicar menos coisas. Se perguntamos se quer ir tomar banho ou ir ao quarto dos brinquedos (e lhe apetece), ela começa logo a dar a mão e a encaminhar-se para as escadas. A mesma coisa para ir à rua. Fica chateada quando não consegue fazer as coisas de forma independente.

Pede muita coisa e pede com insistência; se não vai na fala ou no grito, parte para a demonstração, como quando tenta me empurrar para eu deitar e fazer massagem (esse é dos melhores cenários possíveis).

Tem muito vocabulário, mas quase todo cortado pela metade ou por uma das sílabas, o que gera muitos sinónimos no seu dicionário. Minnie é mimi, que também é milho, bola é bó, que também é ir embora, por aí vai. Ao menos nunca se confunde dentro dos seus contextos.

Vai tentando conversar e fazer frases, ainda que sem as ligações. Por exemplo, vai passear de carro comigo e com uma das milhentas Minnies, chega e diz à mãe DADÁ MIMI POPÓ.

A nível motor, está uma máquina, o que nem sempre é bom, pois tenta galgar tudo o que encontra à frente, qualquer que seja a altura. Já não podemos virar as costas no quintal um minuto, pois quando olhamos já está de pé ou de frente no alto do escorrega. Agarra, empurra, empilha, estica, puxa… não noto nenhuma perícia em que tenha dificuldade de maior. Tomou o gosto por rabiscar, mas ainda não lhe deu para experimentar as paredes.

Já é difícil pará-la. Ela que não o deixe, a ninguém, nunca.

Standard
Andanças, Paternidade

Andar de avião com crianças

kids flying airplane

É uma questão que me colocam e que vejo falada na Internet com bastante frequência: como é andar com um bebé, de avião? Mesmo que não perguntassem, basta ver a cara de pânico com que os passageiros à nossa volta olham para nós quando chegamos com a Carolina para perceber que é um assunto delicado.

Tenho alguma autoridade para falar sobre isso, pois já voei com crianças de 3, 4, 5 até 17 meses, em voos de meia, 2, 3, 4 e 10 horas. Obviamente essas “crianças” são sempre a mesma, mas em diferentes etapas de desenvolvimento, o que faz toda a diferença.

A primeira nota que faço é que tudo o que vou escrever aqui é para o nosso exemplo em particular e, como em tudo o que diga respeito a crianças, cada caso é um caso e aquilo que eu vou dizer pode não servir para nada com outras crianças. Mas creio que já ajuda ter uma base de comparação.

O meu primeiro conselho é: nada temam. Não há qualquer contra-indicação médica que impeça uma criança de voar, e qualquer doença que lhe aflija em viagem será, na maior parte dos casos, de fácil resolução em qualquer parte. É sempre bom estarmos munidos de termómetro, paracetamol, etc, mas esses itens existem em todo o mundo.

Segundo conselho: aproveitem. Na maior parte das companhias aéreas os descontos “a sério” para crianças só acontecem até aos dois anos de idade,  a partir daí pagam tanto ou quase tanto como um adulto. Não é preciso ser muito bom em matemática para ver que o preço de tirar férias no estrangeiro dispara drasticamente.

Daquilo que é a minha experiência, quanto mais a criança cresce nesta fase, mais complicado se torna viajar. Com dois a quatro meses sente-se bastante confortável no colo, e a coisa dá-se com relativa facilidade. Quando começa a crescer, gatinhar, andar, tornar-se mais ativa e mais curiosa com o que lhe rodeia, é mais difícil mantê-la sossegada durante horas.

Nesse sentido, aquilo que melhor funciona connosco é… tentar que ela durma. Sempre que possível, tentamos conjugar os voos com horários que sejam compatíveis com a hora da soneca dela, ou então o mais cedo possível; quando ela acorda mais cedo que o costume, o balanço do avião funciona como um soporífero que é tiro e queda. Em voos de longo curso, os voos overnight são a aposta. Se até nós nos cansamos rapidamente de estar encurralados tantas horas num avião, imaginem uma criança. Durmam!

Quando não há forma de conjugar os horários ou de conseguir que ela adormeça, há que fazê-la sentir-se o mais à vontade possível. Levar roupa confortável e que dê para adequar facilmente a qualquer temperatura (os ar-condicionados variam), levar alguns brinquedos do seu interesse para mantê-la distraída (os menos barulhentos possíveis para não incomodar os passageiros em pânico) e, claro, ir munido de mantimentos para mantê-la alimentada e hidratada (que também funciona como distração).

Relativamente a essa parte da alimentação/hidratação e às normas de segurança vigentes nos aeroportos atualmente: comida sólida passa à vontade pela segurança, os líquidos… varia. Tipicamente um passageiro só pode levar líquidos em embalagens de até 100ml na sua bagagem de mão, mas viajando com crianças há tolerância para isto. Essa tolerância pode é ser mais ou menos estrita consoante o aeroporto em que estejamos. Há aeroportos em que os seguranças vêem a criança e deixam passar à vontade, há outros em que levam os líquidos da criança para uma máquina especial à parte, outros ainda em que obrigam os pais a provar os líquidos para demonstrar que não pretendem matar ninguém com eles…

O que fazíamos quando a Carolina era mais pequena e bebia leite em pó era levar um termo vazio, e pedir nos restaurantes da zona de embarque para encher com água fervida; chegando ao avião e à hora da fome era só misturar. Poupava-nos tempo e paciência, e evitava também termos que pedi-lo no avião, às hospedeiras, pois beber água no avião não é recomendável (a não ser que venha duma garrafa selada, claro).

Se tudo isto falhar, e a criança fizer uma birra do tamanho do mundo durante o voo (o que também já aconteceu por estes lados), é manter a calma, respirar, apelar à criatividade, e esperar. O voo não dura para sempre, e a viagem há-de ter sempre momentos bem melhores para relevar esses percalços.

Fly safe.

photo credit: dolanh via photopin cc

Standard
Tecnologias

Portuguese only

Provavelmente quase ninguém deve ter reparado ou já não se lembrava, mas este blog estava (meio que) disponível em Inglês também. Não mais.

Eu usava o plugin QTranslate para isso. A nossa relação foi boa enquanto durou, mas mantê-lo funcional com as frequentes atualizações do WordPress é uma chatice.

Como parece que a melhor alternativa (WPML) é paga e por preguiça eu também não traduzia tantos posts quanto isso, adeus multi-língua.

Oportunamente, existe um plugin para remover o plugin Qtranslate. Obviamente que ele pode ser removido pela via normal, mas o problema é que se for uma remoção assim a “seco”, todos os posts que tiverem traduções ficam com as duas línguas misturadas.

De qualquer das formas, não existe língua mais bonita que a portuguesa, mesmo.

 

Standard
Desportadas

Copa do Mundo – Oitavos de Final

Para alegria dos viciados, 5 dos 8 jogos foram além do tempo, e 2 deles seguiram para as penalidades. Copa das Copas. Que dia horrível sem ela.

Brazil – Chile (1-1 / 3-2 pen)
Avé Júlio César.

julio-cesar-chile

Colômbia – Uruguai (2-0)
O bagulho é de alta classe.

James Rodriguez

Holanda – México (2-1)
Robben Cliff Diving.

Mergulho Robben

Costa Rica – Grécia (1-1 / 5-3 pen)
Aqui não é Sparta.

França – Nigéria (2-0)
O F de UFC é de França.

matuidi-nigeria

Alemanha – Argélia (0-0 / 2-1 prolongamento)
Favorito eliminado.

Argentina – Suiça (0-0 / 1-0 prolongamento)
O Messi não vomitou.

Bélgica – EUA (0-0 / 2-1 prolongamento)
Who the fuck is Ochoa?

tim-howard

Standard