Sem categoria

Parque da Gorongosa

Sempre que ouvia o Manuel João Vieira a falar na “Rádio Gorongosa” na música “Dr. Bayar” ficava com curiosidade para ver onde seria, a existir, essa localidade, mas nunca cheguei a googlar sobre isso.

Depois de ler uma notícia qualquer acerca dos destaques de Moçambique na BTL, fez-se um clique na minha cabeça, num daqueles momentos onde eu vejo o quão ignorante realmente sou.

O Parque Nacional da Gorongosa está localizado na região centro moçambicana, tem uma área de cerca de  3.770 km2 e inclui o vale e parte dos planaltos circundantes. Os rios que nascem no vizinho Monte Gorongosa, que atinge os 1.863 metros de altura, irrigam a planície.

Outrora este parque englobava uma das mais densas populações de vida selvagem de toda a África, incluindo carnívoros carismáticos, herbívoros e cerca de 500 espécies de pássaros. Por cortesia atroz da guerra civil moçambicana, os grandes mamíferos foram brutalmente reduzidos para mais de 95% e os ecossistemas foram largamente afectados. Neste momento, está em curso um programa tendo em vista a sua recuperação.

No dia 7 de Fevereiro vai estrear o documentário “Africa’s Lost Eden”, na National Geographic. Fica pra ver, e pra visitar um dia:

Standard

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.